sábado, janeiro 21

Dilma ordena a apuração de morte de secretário


Acionado por Dilma Rousseff, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) mandou investigar uma suspeita de omissão de socorro médico. Envolve dois hospitais de Brasília. Teriam negado atendimento a um servidor graduado do governo. Chama-se Duvanier Paiva Ferreira. Respondia pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Morreu às 5h30 desta quinta-feira (19), após sofrer um infarto. Levado a dois hospitais, foi barrado.


Embora dispusesse de plano de saúde, exigiram que fizesse um depósito de caução. Duvanier não portava talão de cheques. Conduzido a um terceiro hospital, conseguiu chegar aos médicos. Era tarde. Nao conseguiram reanimá-lo. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Dilma tocou o telefone para Padilha. Pediu providências. O ministro encaminhou o caso para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).


O episódio que envolve Duvanier, por inaceitável, merece esclarecimento cabal. Atraída para o caso por tratar-se de um servidor de sua confiança, Dilma talvez se anime a aprofundar-se no tema. Verá o óbvio: episódios desse tipo ocorrem cotidianamente.