quinta-feira, maio 23

‘Meu pé continua no acelerador’, afirma Campos




Numa de suas aparições públicas, Eduardo Campos foi questionado pelos repórteres sobre a aparente redução do ritmo de sua peregrinação presidencial. E ele: “Pelo contrário, meu pé continua no acelerador, e lá no canto.”

Três dos seis governadores do PSB já vieram aos holofotes para se manifestar contra a candidatura do colega pernambucano: Cid Gomes (Ceará) e, mais recentemente, Renato Casagrande (Espírito Santo) e Camilo Capiberibe (Amapá).

A oposição de Cid é tomada a sério pelo partido. Os outros dois são vistos como opositores táticos. Simulariam contrariedade para evitar que os cofres de Brasília se fechem para os seus Estados antes da hora.

Secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira afirma: “Não há nada que nos preocupe. A candidatura continua e vai continuar firme. Eduardo Campos tem conversado diariamente com os governadores do partido e na hora certa, em 2014, vamos falar da eleição.”

Saúde de Rondônia


Número de grávidas com até 16 anos diminui em RO



De acordo com a Maternidade Municipal Mãe Esperança, em Porto Velho, o número de meninas grávidas com até 16 anos diminui entre 2012 e 2013. De janeiro a abril do ano passado foram registrados 26 partos, 22 deles normal sendo quatro cesáreas. No mesmo período deste ano foram registrados 14 partos, sendo 12 normal e duas cesáreas. De acordo com a enfermeira Giseli da Silva, por causa da pouca idade, a gravidez apresenta mais riscos à saúde da paciente. Em alguns casos algumas pacientes perdem o bebê antes do fim da gestação, como no caso de uma paciente de 16 anos que estava grávida de gêmeos. A adolescente perdeu os bebês na sexta-feira (17), no Hospital de Base Ary Pinheiro, na capital. 

Joaquim Barbosa


Em ranking do Planalto, o PMDB é o mais infiel




Chefiada pela ministra Ideli Salvatti, a Secretaria de Relações Institucionais do Planalto perscrutou o mapa das votações realizadas nas 41 horas que desaguaram na aprovação da medida provisória dos portos. Constatou-se que, no condomínio governista, o PMDB foi a legenda que mais traiu o governo. Possuem assento na Câmara 24 partidos. No ranking da fidelidade, a legenda do vice-presidente Michel Temer ficou no 17º posto.

Os números foram repassados a Dilma Rousseff. Lê-se no estudo que, o PMDB seguiu a orientação do governo em menos da metade das votações (41,15%). A taxa de fidelidade da agremiação ficou abaixo inclusive do percentual atribuído ao PV (66,1%) e ao PSD (48,73%) –duas legendas que se autodefinem como “independnetes”.

Eis a taxa de fidelidade de cada legenda segundo as contas da equipe de Ideli: PT – 80,95%;
PC do B – 67,03%;
PV – 66,19%;
PDT – 58,42%;
PRP – 57,14%;
PSB – 52,93%;
PTB – 48,94%;
PSD – 48,73%;
PR – 48,57%;
PP – 44,35%;
PMDB – 41,15%. O documento comporta dois tipos de leitura. Numa, o PMDB rugiu no plenario. Noutra, a coordenação política da companheira Ideli faliu.

Aécio chama ministra de Dilma de despreparada


O novo presidente do PSDB, Aécio Neves, chamou de “ministra de menor importância” a petista Maria do Rosário, chefe da Secretaria de Direitos Humanos. Estendeu a crítica à presidente Dilma Rousseff. “Essa história de ter 40 ministérios [em verdade, são 39], você acaba colocando no ministério pessoas muito despreparadas.” Deve-se o ataque do presidenciável tucano ao fato de a ministra ter atribuído à oposição os boatos de que o Bolsa Família seria extinto. Boatos que Aécio tachou de “cretinice”. Maria do Rosário manifestou-se via Twitter. No mesmo microblog, a ministra voltaria atrás horas depois.
“Acho que ela acabou levando um puxão de orelhas”, ironizou Aécio.


Ele investiu contra a ministra numa entrevista à Rádio Gaúcha. Dirigia-se, portanto, a uma audiência familiarizada com Maria do Rosário, uma deputada federal licenciada do PT do Rio Grando do Sul.
“Nós cobramos, logo que surgiu o boato, que a polícia federal investigue e aponte os responsáveis”, acrescentou. “É isso o que nós esperamos. O que houve foi uma acusação leviana de uma ministra no Twitter, que depois já se desculpou. E não assumiu aquilo que disse.”

Sobre o destino do Bolsa Família num eventual governo tucano, Aécio repisou a tecla de que o programa traz o PSDB no seu DNA. Consiste na unificação de três iniciativas do governo de Fernando Henrique Cardoso –o Bolsa Alimentação, o Bolsa Escola e o Vale Gás. “Portanto, nós, do PSDB, queremos mantê-los. Mas queremos muito mais do que isso. Eu não acho, por exemplo, que um pai de família tenha que passar pro seu filho como única herança o cartão do Bolsa Família, como já acontece hoje.” Para Aécio, o essencial é “qualificar essa mão de obra para reintroduzi-la no mercado de trabalho.”

Campeonato internacional de parapente seleciona 120 pilotos

O Campeonato de Voo Livre denominado “XC Amazônia 2013” de parapente, vai reunir de 08 a 14 de julho, em Ouro Preto do Oeste, 120 pilotos de várias partes do Brasil e de oito países que já confirmaram participação. A competição acontecerá nas rampas do morro do Parque Municipal Chico Mendes. 

A modalidade em disputa é o Cross Country, de voo à distância, desafio onde o piloto utiliza um dia de voo para alcançar a maior distância possível, entre o local de decolagem e o pouso. 

O piloto de parapente constrói seu roteiro localizando as térmicas ( utilização das bolhas de ar quente geradas pelo contato do sol com o chão que sobem por serem menos densas que o ar ao seu redor) que proporcionam passar mais tempo no ar, possibilitando a garantia de uma boa posição no ranking geral. 


Estamos de volta! Reativando nosso canal de informação! Sem meias palavras, vamos estar juntos, pra debater e defender nossa sociedade.
Rodrigo Guerreiro