Biografia

Rodrigo Mota de Jesus nasceu em 12 de setembro 1986, em Ouro Preto do Oeste, Rondônia. Filho de Manoelito Vitório de Jesus e Maria Aparecida Prates, iniciou seus estudos na escola Monteiro Lobato, tendo passado pela escola Horácio Carelli Mendes, mais tarde entrou para faculdade, cursando Jornalismo no Ceuji/Ulbra de Ji-paraná.


Jornalista, iniciou sua carreira no ano de 2000, criando um informativo, denominado Guerreiros de Cristo, o informativo era produzido na secretaria da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, a primeira edição foi impressa em uma lauda (folha sulfite), 30 exemplares foram distribuídos gratuitamente, pelas jovens Gláucia Sulamita e Ziran Cordeiro, alguns membros da igreja receberam a edição, afim de opinarem sobre a idéia de criar um informativo para divulgar os trabalhos realizados pela denominada igreja.


Com aprovação dos membros e do então Pr.Ermelindo Alves de Araújo (In Memoriam), Rodrigo Mota, tomou gosto pelo Jornalismo, convidando o amigo Cézar Fernandes, para juntos aumentar a quantidade de exemplares do informativo Guerreiros de Cristo, e claro, aumentando a quantidade de páginas. Em abril de 2001, foi publicado em um parque gráfico, a quantidade de 1.000 exemplares, o informativo foi sucesso no município e na igreja.


A demanda foi grande, que a terceira edição, além da Assembléia de Deus, demais denominações evangélicas do município engajaram no projeto, aumentando a dimensão da “coisa”, começou a ser distribuído nos municípios circunvizinhos de Ouro Preto. Rodrigo Mota, em pouco tempo, além do informativo, juntamente com Cézar Fernandes, criou o grupo Guerreiros de Cristo, onde era composto por jovens de várias denominações evangélicas.


O grupo organizou e idealizou importantes eventos, como por exemplo: Nelson Ned, Eyshila, Carlinhos Felix, PG, Kleber Lucas, Comunidade de Nilópolis, Igreja Batista Nova Jerusalém, Alex Gonzaga, Ludimila Ferber e Koinonia. Com o passar do tempo, foi criado a Noite Gospel, que reuniu por diversas  vezes jovens de todo Estado, que migravam para Ouro Preto, só para participarem dos eventos organizados pelo grupo. Além do grupo, foi criada a banda Guerreiros de Cristo.

Primeiros Passos 


Por causa da criação, garra e persistência, Rodrigo Mota, ficou conhecido como Rodrigo, Guerreiro depois de certo tempo, convicto que o Jornalismo seria a profissão escolhida, convidado pelo jornalista Alexandre Araújo, que em 2001 era editor do site www.ouropretodoeste.com, Guerreiro começou a escrever suas primeiras matérias, com ajuda de Alexandre, melhorou seu português e entrou de cabeça no Jornalismo. Já no ano de 2005, conheceu o jornalista Danny Bueno, experiente profissional que resolveu aceitar o convite da prefeitura de Ouro Preto do Oeste de vir trabalhar em Rondônia, de Cuiabá, Bueno veio a residir no município, onde conheceu e convidou Alexandre Araújo, repórter da região,  para participar de seu projeto, que era implantar um jornal semanal no município, para completar o projeto, Guerreiro foi convidado para atuar como estagiário, e aos poucos, foi melhorando e pegando afinidade com as “letras”, escrevendo pela primeira vez para um jornal de “verdade”, Gazeta de Rondônia, que hoje além do impresso, Bueno implantou a versão eletrônica, www.gazetaderondonia.com.br, que permanece há mais de cinco anos com expressiva credibilidade em Rondônia como em todo o Brasil.


No ano de 2007, Rodrigo Guerreiro participa do segundo projeto jornalístico, em parceria com o ex-deputado Estadual Alex Testoni, Danny Bueno criou o Jornal Rondônia, que circulou por aproximadamente 2 anos. Após receber uma proposta de trabalho, o jornalista mudou-se para capital Porto Velho, o jovem estagiário, sem jornal para escrever, tentou a vida, participando do jornalismo da Rádio Comunitária Esperança e Paz 104,9, convidado na época pelo diretor Ediel, o jovem se destacou no programa jornalístico, que mais tarde ganhou um espaço na emissora para fazer seu próprio programa, denominado “Blitz Gospel”.


Através da realização dos eventos, ainda na gestão do ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno Ramos, Guerreiro foi convidado pelo seu chefe de gabinete, Celson Cabral, para ajudar na organização dos eventos do município, além do jornalismo, o jovem começou a conhecer e pegar gosto pela Política, vindo mais tarde assessorar os ex-deputados Haroldo Santos, Amarildo Almeida, Alex Testoni, ex-prefeito Irandir de Oliveira, vereador Edson Gasparotto (In Memoriam). Em uma passagem rápida, durante um ano, foi diretor do Departamento de Comunicação (DECOM) da Câmara de Vereadores de Ouro Preto.


Nessas idas e vindas, o jovem conheceu o jornalista Waldir Costa, que para ele, foi seu pilar na comunicação moderna, a pessoa que até hoje, Guerreiro diz aprender muito. Costa é responsável pela editoria do Folha de Rondônia, o qual Guerreiro tem seu trabalho reconhecido, desde 2008, tendo suas matérias publicadas no referido jornal, sendo o jornal de maior circulação no Estado. Em 2008, tomado pela vontade de ter seu próprio veículo de comunicação, em sociedade com um colega, criou o site www.bastidoresdanoticias.com, depois de certo tempo, após desentendimento, abandonou a sociedade, em 2009 colocou no ar o web site jornalístico www.oportalro.com, e no ano de 2010, lançou também a versão impressa do jornal eletrônico.



Palavra de Rodrigo Guerreiro 



“Não estou muito,
interessado no
que dizem de mim...
Sou meu pior crítico
e meu maior fã...”.





Sou um ser apaixonado pela aquarela que é a vida, suas cores, seus relevos e seus temores. Vivo como o rio que segue contornando os problemas em vez de parar quando algo o obstrui. Inconstante e preocupado mudo como tudo muda, só não mudo os ideais, fico mudo, mas não mudo. Aprecio o apreço, a solidão, a companhia, o momento, o bom livro, a palavra dita e a não dita com responsabilidade, a moça do outro lado da rua... A vida, nem poeta, nem músico, só amigo da letra, da melodia e da gente. Aos curiosos que me perguntam quem sou eu, digo: Sou Rondoniense de coração, sou generoso, franco, ético, determinado, curioso, brincalhão, amigo.

 
Amo meu Deus, minha Família, a Política “E não a Politicagem”, o Jornalismo, meu time de coração, claro, Flamengo. "Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está ao invés de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato. É uma opinião. Impossível não é uma declaração. É um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário.” 


Acho que não impossível, quando estamos na vontade de Deus... Acho não, tenho certeza, quando estamos fazendo a vontade dele, as portas se abrem onde estavam fechadas... Também acho que, o grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance da vida é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e AGORA... Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais.  Mas... Pensa só: tem graça viver sem rir, de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Às vezes esperamos de mais de alguém, e resultado... Nós decepcionamos...

 
O nosso desejo não se realizou? Ótimo, não tava na hora, o tempo de Deus não é o nosso... Não deveria ser a melhor coisa pra acontecer nesse momento, (me lembro de uma frase): “Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade".  Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Acredito que ou nós conformamos com a falta de algumas coisas, ou esforçamos para realizar nossos desejos... Devemos ser forte o suficiente para enfrentar os obstáculos; paciente para saber esperar o resultado; e capaz de reconhecer, no final de tudo, seu esforço e ver que ele não foi em vão...



“Todos nós devemos transformar tudo em nossa vida, em uma boa experiência”. (Rodrigo Guerreiro)