segunda-feira, agosto 22

Detran repassa R$ 30 milhões para Sesau


Com o objetivo de minimizar os impactos na demanda de vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada no Pronto Socorro João Paulo II, foi assinado na manhã desta segunda-feira (22), no Ministério Público Estadual (MPE), um pacto de compromisso entre o governo, Ministério Público, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
O pacto garante o repasse de R$ 30 milhõesatravés do Detran para a Sesau, verba que será investida no Pronto Socorro João Paulo II e na adaptação do Hospital Infantil Cosme e Damião, que será transformado em hospital geriátrico.


Segundo o diretor do pronto socorro, Sérgio Melo, cerca de 60% dos atendimentos realizados na unidade são às vítimas de acidentes de trânsito, com isso, o procurador geral de Justiça, Heverton Alves de Aguiar entendeu que, se o trânsito produz essa demanda, o Detran tem que ajudar a minimizar os impactos que isso traz para a sociedade. “O trânsito de Rondônia tem sobrecarregado o João Paulo II e após uma conversa com o Detran e a Sesau chegamos a esse acordo, que é uma demonstração clara do slogan do governo, um Estado voltado para a cooperação”, disse o procurador.


O governador Confúcio Moura falou sobre a reportagem de uma revista automotiva, que destaca Rondônia como a campeã brasileira em números de acidentes de trânsito. “É triste ver nosso Estado sendo destaque de forma negativa no cenário nacional. Precisamos dar uma resposta à população, mudar essa triste realidade que tanto tem tirado vidas. É preciso educar e conscientizar. Nós estamos nas ruas, nas escolas, fazendo esse trabalho, mas cada um precisa ter a consciência de dirigir com responsabilidade”, alertou Confúcio.


Segundo o secretário da Sesau, Orlando José, a verba será aplicada no João Paulo II na construção de uma usina de oxigênio dentro da unidade; na ampliação dos números de leitos, em obras e na instalação da unidade geriátrica. O diretor do Detran, Airton Gurgacz, disse que apesar de não ser uma responsabilidade do departamento, o Detran fez questão de contribuir com o pronto-socorro que presta atendimentos diários às vitimas de acidentes e que o Departamento está buscando soluções para melhorar o trânsito não só em Porto Velho, mas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário