segunda-feira, agosto 22

TIM quer vender mais de 2 milhões de chips de times de futebol

Com as parcerias fechadas com clubes de futebol, a TIM espera vender mais de 2 milhões de chips pré-pagos. Desse total, a maioria deve ser de novos clientes, estima o diretor de Marketing da companhia, Roger Solé, embora possa haver também uma migração de quem já é usuário para o novo serviço. Mas, nesse caso, será necessário mudar de número, com a compra do novo chip. Nesta segunda-feira, a companhia assinou um acordo com o Flamengo, cuja expectativa de vendas, sozinho, é de cerca de 1 milhão de chips temáticos, a partir da parceria fechada com o clube para a oferta de conteúdo específico gratuito para os usuários do chip.
 
O usuário do chip pré-pago terá todas as condições do Plano Infinity, além das notícias por mensagem de texto, possibilidade de baixar gratuitamente o hino do clube e um papel de parede com o escudo. Será possível realizar posteriormente a migração para o serviço pós-pago mas, com essa opção, perderia o serviço de conteúdo via SMS. A parceria faz parte da estratégia da TIM para aumentar a participação no mercado carioca, contou Solé. Atualmente, a companhia tem uma participação de 19,2%, após ter tido o maior crescimento no estado entre as operadoras em 2011. Há um ano, a participação da TIM era de 15,4%.

Ainda muito atrás da líder Claro, cuja participação no mercado fluminense fica em torno dos 35%, a TIM sonha com a liderança. “Queremos alcançar o quanto antes, mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer. A gente vinha de uma participação de mercado muito baixa”, disse o diretor. Apesar de ser o quinto clube a fechar parceria com a TIM – Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Inter e Grêmio assinaram o acordo no início de julho – o Flamengo é visto como estratégico por ter torcida também em outros estados, principalmente no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. “Mas as outras parcerias estão indo muito bem e vendendo bastante”, disse Solé, sem abrir os números de venda.

O serviço pré-pago de parceria com clubes de futebol tem como foco as classes B e C, além dos jovens. Mas o usuário desse tipo de serviço é bastante passional. “Toda vez que o clube ganha, no dia seguinte temos um pico de vendas”, disse o diretor de marketing da TIM. Apesar de afirmar que a TIM tem foco também em segmentos de alto valor, ele diz que clientes do serviço pós-pago não são atraídos por ações de marketing como o serviço dos clubes. A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, quer ampliar a parceria com a TIM. A companhia, que patrocina o clube no futebol desde março, estuda entrar também no patrocínio ao basquete, colocando o nome na camisa dos jogadores
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A TIM estuda também ampliar a parceria do chip pré-pago com outros clubes de futebol, tanto no Rio de Janeiro como em outros estados, mas esse processo ainda está em fase de análise interna na empresa.

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