segunda-feira, fevereiro 28

Dilma pede ao MEC ‘criação’ de vagas para medicina

Por ordem de Dilma Rousseff, o ministro Fernando Haddad (Educação) conduz um estudo sobre os cursos de medicina. Sob Lula, o MEC fechou cursos que obtiveram baixa avaliação no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Em conversa com Haddad, Dilma disse que não basta lacrar cursos ineficientes. Acha que é preciso criar novas vagas. Daí o estudo. Levantamento feito pelo governo no final de 2008 fez brilhar  luz vermelha.

Verificou-se que 27 cursos de medicina não reuniam condições mínimas para funcionar. Um cruzamento de dados atestou que, de cada quatro médicos que se formavam no país, um saía de cursos mal avaliados. De um total de 153 cursos de medicina esquadrinhados, apenas quatro obtiveram a nota máxima na avaliação do MEC (5). O estudo encomendado por Dilma parte do pressuposto de que há uma carência de faculdades de medicina no Brasil. Num cenário ideal, estima o MEC, é preciso que haja uma vaga em escolas de medicina para cada dez mil habitantes. 


A um deputado incomodado com a escassez de médicos em seu Estado, Haddad dise que há espaço para a abertura de cerca de 20 mil novas vagas. Dilma quer saber em que Estados a carência é mais aguda. Programou para março uma definição sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário