quinta-feira, maio 26

“Sou puxa-saco do Testoni e o povo é chupa-cabra”, diz vereador



A idéia de “Puxa-saco” no uso comum em nossa sociedade  é uma referência ao ato de bajular, palavra que vem do latin bajulare, que significa adular servilmente o seu superior. Para surpresa do público presente na sessão ordinária, do último dia 16 de maio, na Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste, o vereador Evaldo Pium (PTN), ocupou a tribuna da Casa de Leis e, em tom exaltado, declarou ser um “puxa-saco” do prefeito Alex Testoni (PTN), a quem o nobre edil disse ser grato pelo brilhante trabalho que o alcaide vem fazendo à frente da administração municipal. 
  
Além desta bajulação explicita, o vereador chamou o povo de Ouro Preto de “chupa-cabra cachaceiro”. Como é normal aos vereadores que aparentam ser verdadeiros “leões famintos”, apenas quando tem público presente no plenário da Câmara, não fugindo a regra, Evaldo Pium que faz parte do grupo base do prefeito Testoni na Câmara, resolveu tornar público tudo aquilo que a população já sabia, a saber: ser um serviçal do chefe do Poder Executivo. O vereador percebendo que o momento era de “aparecer”, ocupou a tribuna e passou a defender a administração Testoni, afirmando que o servidor público municipal está trabalhando alegre (Observe-se que a prefeitura paga o pior salário para os concursados, comparando com os municípios menores da região).

Segundo Pium, as escolas possuem com ar-condicionado, oferecem merenda para os alunos e alimentação para os funcionários da melhor qualidade. Ainda na visão do vereador, o prefeito é o melhor prefeito do Brasil e explicou que o mesmo é um homem honesto e que não permite roubalheira na prefeitura. Em alto e bom som, afirmou que o povo poderia chamá-lo de “puxa-saco” do prefeito e que tem muita gente com inveja (mas não explicou o porquê). Ele ainda chamou de “chupa-cabra” quem ousa criticar o prefeito e atribuiu o termo “cachaceiro” para quem fica na porta de boteco falando mal do Alex Testoni.

As declarações do vereador Pium causaram indignação ao público presente, o qual espera do referido edil seu compromisso com o que determina a legislação, a saber, o papel de fiscalizar os atos do executivo. “O que acabamos de presenciar é o retrato fiel da nossa Câmara de vereadores, formada por verdadeiros soldados obedientes ao prefeito Alex Testoni. Isso é uma afronta para toda sociedade ouropretense”, disse a dona de casa, Lúcia Maria de Fátima.

A gravação com cerca de 10 minutos em que é possível ouvir todo o discurso do vereador Pium, está em poder da imprensa local, inclusive do OPORTALRO.COM e deverá ser entregue ao Ministério Público Estadual e na Corregedoria do Ministério Público de Porto Velho, para as medidas legais. Procurado, Pium não foi localizado para falar sobre o assunto, assim como nenhum vereador quis se posicionar contra ou a favor das polêmicas declarações feitas pelo edil, que é servidor público municipal concursado há mais de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário