terça-feira, março 1

Futricando, por Rodrigo Guerreiro

Testoni processa Jornalista

O prefeito de Ouro Preto do Oeste, senhor Juan Alex Testoni (PTN), moveu uma ação em desfavor desse jornalista, alegando injúria, difamação e calúnia. Perseguidor e falso moralista é o perfil do prefeito, pois não aceita divulgação das verdades referentes à sua administração e, por diversas vezes, usou uma emissora de rádio local para tentar colocar a população contra a Imprensa.


Testoni processa Jornalista II

A população precisa saber dos fatos, de quem são as empresas prestadoras de serviço da prefeitura de Ouro Preto, do caminhão de lixo, de quem pertence à empresa que está construindo o Camelódromo e outras obras... Muitos usam a Imprensa Marrom para tentar “ludibriar o povo”, imaginando que nós somos “tapados”. O jornalista não vai parar de divulgar as verdades.

  
Testoni processa Jornalista III


Querer reviver a ditadura militar é o que parece ser do feitio de Testoni, em não aceitar que as matérias jornalísticas venham ser publicadas. Será por qual motivo, a “excelência”, se incomoda tanto com as matérias divulgadas referente à administração municipal? Gostaria que colocasse a mão na consciência, tente relembrar dos pedidos “imorais”, que o senhor prefeito pedia para esse jornalista, quando, por infelicidade minha, compartilhei sua companhia, durante o tempo que lhe assessorei. Tens teto de vidro?
  
Liberdade de Imprensa

É o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações. É um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura, própria dos governos ditatoriais, mas que, às vezes, acaba ressurgindo, mesmo nos governos ditos democráticos. O que falta é reafirmar que a comunicação é um direito fundamental de todo cidadão.

Lei da Imprensa

Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.


Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.


Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.


Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.


Confúcio Confuso

 O governador Confúcio Moura (PMDB), vem provando a cada dia que governar não é pra qualquer um! Temos como exemplo, o ex-governador Ivo Cassol (PP), quando recebeu o governo das mãos do Bianco, só tava a “capa da gaita”. Diferente do atual governador, que pegou o Estado de Rondônia estruturado.


Produtividade Cortada

Os funcionários do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que tem como diretor geral Lucio Mosquini, que acena ser candidato a prefeito de Jaru em 2012, estão amargando em seus contra-cheques, um desconto de 70% . Foi cortada a produtividade dos funcionários do DER, que alavancam o progresso em Rondônia.


Produtividade Cortada I

É notório o que estes servidores fizeram um bom trabalho na gestão de Cassol, tanto nas vias pavimentadas quanto nas não pavimentadas, além da Fiscalização de Transportes que mantêm um trabalho invejável, controlando e coordenando o transporte coletivo intermunicipal de passageiros em Rondônia. Será este o incentivo do novo governador aos funcionários de DER? Foi cortada na própria carne do servidor.


Ronilton Retorna

É isso mesmo! O ex-deputado Estadual Ronilton Capixaba (PR), afirmou que ano que vem será candidato a vereador no município de Ouro Preto. Segundo Capixaba, um dos seus processos foi arquivado, o que possibilitará ser “ficha limpa” em 2012. Ronilton torce pela reeleição do atual prefeito, se ambos forem eleitos, Capixaba ensinará aos demais vereadores, o que é fiscalizar e cobrar que sejam cumpridas as “falsas promessas” do prefeito.


Ta gravado

Se quiser processar, pode até processar, mas no período eleitoral de 2008, o prefeito disse que Ouro Preto seria o maior pólo industrial do Estado, fez várias promessas, não vou citar aqui sua “Cartilha de Campanha”. Mas vamos apenas relembrar o que seria implantando nos primeiros dois anos de administração: Frigorífico, Curtume, Fábrica de Calçados (que faliu)... Qual a explicação que o prefeito dá? Qual explicação que o homem Alex Testoni da quando fecha o orgulho da família? Estou falando da “Escolinha da Mamãe, que é uma grande escola”... Era, pois também fechou...

  
Explicado

Agora entendo o Capixaba... Mas vamos com calma Ronilton, não podemos julgar administração, pois o mandato de Testoni termina no final de 2012, ainda estamos em 2011, tem muita água pra rolar de baixo da “ponte”. Inclusive, ainda há tempo suficiente para reabrir a fábrica de calçados, a escolinha da mamãe e até fazer de Ouro Preto o maior pólo industrial de Rondônia. Com um piscar de olhos, o frigorífico e o curtume serão implantados no município.


Vereador Ameaça

Um vereador de base aliada do prefeito de Ouro Preto, em tom ameaçador, pediu a mim que parasse de fazer “certas notinhas” a seu respeito no Futricando, que era apenas um conselho de “amigo”, e se caso isso voltasse acontecer, as coisas não iriam ficar boas para mim. Não sei se é a convivência com seu “manda chuva”, mas já está virando moda, políticos em Ouro Preto ameaçarem e moverem ação judicial contra jornalistas.


Vereador Ameaça I

Em vez de se preocupar com esse jornalista, com as mínimas coisas, procure exercer sua função, fiscalizar o executivo, verificar se não está ocorrendo “falcatruas” na atual administração, inclusive a publicidade da prefeitura, que está sendo licitada por esses dias, mais de R$ 200 mil para divulgar os “atos” do executivo. Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.


Exerça sua Função

Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis “falarem” claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade. Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional, estadual e depois municipal, quando temos parlamentares, em sua maioria, subservientes e fieis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.


Exerça sua Função I

Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali... E assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete. Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.


União Reatada

O que pareceria irreversível teve um final feliz. Como foi publicado no Futricando, o deputado Estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto), “afilhado político” do deputado Federal Carlos Magno (PP - RO), estava fazendo “travessuras” já no início de seu mandato, e seu padrinho teve que puxar as “orelhinhas” de Tenório. Os dois ficaram de “biquinhos virados”, por alguns dias, mas como o bom filho a casa retorna, o afilhado esteve essa semana com Magno e se redimiu, prometendo ao padrinho fidelidade eterna.


Caipira na Região

Falando em Carlos Magno, o deputado caipira esteve nesse final de semana na região central do Estado, visitando sua base eleitoral. Na oportunidade, participou do jornalismo da rádio Comunitária Esperança e Paz, afirmando que apesar das diferenças com o prefeito de Ouro Preto, seu compromisso é com a população, sendo aqueles que ajudaram a elegê-lo ou não, ressaltou que é hora de buscar benefícios a comunidade, destacando não ser mais apenas um deputado da grande região central, mas sim do Estado de Rondônia.


Alunos Abandonados

Como foi destaque poucos dias uma matéria do colega de profissão, Edmilson Rodrigues (Correio Central/Folha de Rondônia), a escola 28 de novembro de Ouro Preto, havia sido interditada pelo Corpo de Bombeiros. Um laudo de Vistoria Técnica realizado pelo CB constatou iminente risco de haver um incêndio de graves proporções devido deficiência do obsoleto sistema de rede elétrica da instituição. O laudo foi solicitado pela Promotoria Pública de Ouro Preto.


Alunos Abandonados I

Devido esse problema, as aulas ainda não iniciaram na escola, o que vem prejudicando os alunos, principalmente os moradores da zona rural de Ouro Preto. O indício de que a instalação elétrica do prédio da escola não suportava a demanda de equipamentos se tornou visível após a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e demais repartições. Os alunos estão perdendo aula, porque nem ventilador a escola possoi para suprir a demanda. Pergunto, cadê os puxa sacos do Confúcio? Ou aqueles que se dizem representantes do governo no município, que não resolvem essa “desordem”?


Cassol x Confúcio

O senador Ivo Cassol (PP-RO) encaminhou ofício ao governador Confúcio Moura (PMDB) pedindo informações sobre o saldo bancário deixado no Poder Executivo no dia 31 de dezembro de 2010 e os valores inscritos em restos a pagar processados e não processados. Cassol justificou a iniciativa porque assessores e o próprio chefe do Executivo têm espalhado na mídia que o Governo está com dificuldades de pagar despesas provenientes restantes de exercício anterior.


Cassol x Confúcio I

Lembra que foi governador até março de 2010 e foi sucedido por João Cahulla e que os dois sempre “primaram pelo cumprimento da lei”, portanto, considerou inaceitáveis tais declarações na imprensa. Cassol alertou aos fornecedores do Estado que não aceitem parcelamento dos pagamentos dos serviços prestados e bens fornecidos porque há recursos disponíveis em caixa.


Destaque Nacional

O prefeito de Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PDT), teve seu momento de glória na política nacional. Charles foi usado como exemplo pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Elogiado pela iniciativa de criação e elaboração de projetos que beneficiarão os municípios Rondonienses, como por exemplo, a formulação de consórcios públicos.


Auto Atendimento

Um novo serviço irá proporcionar facilidades ao cliente da Ceron de Ouro Preto. Trata-se do Terminal de Auto Serviço – TAS, um conjunto de equipamentos que funciona com programas de computador criados especificamente para que cada tarefa desempenhada nele seja feita pelo próprio cliente e de forma rápida e fácil. Com o TAS, o cliente efetua o próprio atendimento, poupando o tempo que ficaria em filas no atendimento convencional da empresa.


Amarildo Confiante

O ex-deputado Estadual Amarildo Almeida (Guru), continua firme e forte na construção do seu projeto político. Guru tem recebido importantes apoios a sua candidatura. Vamos ver no que vai dar tudo isso, grupos políticos começam a se levantar. O angu está feito, nomes de Amarildo, Edson Vicente, Alex Testoni, Marcelino Tenório, são os mais comentados. A batata ta assando, espero que a população não erre novamente, vamos saber dessa vez, escolher um representante que cumpra com suas promessas, principalmente no tocante a geração de empregos.


Luiz Gomes

O prefeito de Nova União, Luiz Gomes (PR), começou a colher os frutos do seu primeiro mandato a frente daquele município. Além dos R$ 2,5 milhões investidos em pavimentação e drenagem nas principais vias urbanas, está em fase de acabamento a escola do ProInfância, o investimento é de cerca de R$ 1 milhão.


Polícia Eficiente

A Policia Civil de Ouro Preto tendo a frente os delegados Cristiano Martins Matos e Marcos Vinicius Filho, conseguiram elucidar o crime de morte em que foi vítima o policial civil aposentado Augusto César Rodrigues da Silva e a portadora de deficiência mental Dalva Maria Batista. Menos de 15 dias, a jovem dupla de delegados colocou atrás das grades a mandante e ex-esposa de Augusto, Silene Lousada e seu amante Edeildo. Os corpos foram encontrados carbonizados em um veículo na RO 470 (conhecida como linha 200), em frente ao Lixão, saída para o município do Vale do Paraíso.


Ingratidão Política

Esse escriba foi procurado por um funcionário da EMATER de Ouro Preto, que confidenciou estar magoado com as traições políticas sofridas. Segundo ele, está pagando um preço alto por ter apoiado e ajudado na eleição de um Deputado Estadual da região. Inclusive já foi intimado a dar esclarecimentos de algumas programações realizadas pelo órgão estadual e na época, o então deputado, candidato, aproveitando da amizade, usou a EMATER para se promover. E agora, eleito, abandonou o companheiro, que no período eleitoral, para o candidato, era Deus no céu e o amigo da EMATER na terra...


Secretária Regional

A ex-secretária geral da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Maria Araujo, assumiu essa semana a Secretaria Executiva Regional (SER) de Ouro Preto. Maria foi escolhida pessoalmente por Confúcio Moura, a posse foi prestigiada por diversas autoridades do município.


Painel Político

Gostaria de agradecer a equipe da revista Painel Político, representada pelos jornalistas Paulo Queiroz e Alan Alex, que confiaram no trabalho desse jornalista e que agora começa a fazer parte da equipe jornalística do grupo, sendo o correspondente da região central do Estado.


Tiririca na Educação

Essa é boa! O líder do Partido Republicano (PR), deputado Lincoln Portela, confirmou, na sexta-feira passada, a indicação do palhaço Tiririca, eleito deputado nas últimas eleições, para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. Já ficou claro que Tiririca tem dificuldades para escrever seu próprio nome, o que esperar da nossa educação, tendo o humorista na Comissão de Educação da Câmara?


Tiririca na Educação I

Depois de ser eleito com votação recorde de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral, antes de ser empossado no cargo. O mais grave é que este é um ano importante para as causas educacionais. Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido, com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional, temos a reforma do ensino superior, a questão das cotas, sendo uma agenda em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor.

Cortes


O governo passou as últimas duas semanas alardeando que os cortes orçamentários de R$ 50 bilhões não afetariam investimentos nem programas sociais. Nesta segunda (28), os titulares das pastas do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega, vieram à boca do palco. Detalharam os talhos. Informaram, por exemplo, que foi à faca um dos principais programas sociais do governo, o Minha Casa, Minha Vida. Estavam reservados para esse programa R$ 12,7 bilhões. Restaram R$ 7,6 bilhões. Um talho de 40% (R$ 5,1 bilhões).


“Bem - aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário