segunda-feira, março 14

Lula diz que o Brasil é ‘modelo’ para o Oriente Médio



Lula realizou neste domingo sua segunda palestra como ex-presidente. Deu-se no Qatar, em fórum promovido pela emissora de TV árabe Al Jazeera. O mote do evento foi resumido numa frase seguida de interrogação: "O mundo árabe em transformação: o futuro chegou?" A despeito da definição prévia do tema, Lula dedicou o grosso de seus 40 minutos de microfone a si e ao seu governo. No pedaço em que abordou a encrenca das ditaduras sob pressão, absteve-se de mencionar casos concretos.


Não citou os ditadores já derrubados –Hosni Murabak, no Egito; e Zine El Abidine Ben Ali, na Tunísia. Tampouco fez menção ao líbio Muamar Gaddafi, às voltas com uma revolta popular que descambou para a guerra civil. Lula limitou-se a saudar como positiva a “sede” de mudanças que sacode a região. E disse que a democracia brasileira pode servir de “modelo” para o Oriente Médio. A certa altura, Lula realçou sua origem humilde. Definiu-se como “produto” da democracia.


O ex-soberano falou sobre seus dois reinados. Enumerou as realizações. Entre elas a distribuição de renda, a expansão do crédito e o aumento do acesso à educação. Repisou pregações antigas. Por exemplo: a defesa de "uma nova ordem política e econômica" mundial e de "mais liberdade e igualdade" no planeta. Reiterou a posição sobre o Conselho de Segurança da ONU. Precisa ser reformulado, disse. A composição atual não reflete “a nova geopolítica mundial". Repetiu, de resto, as críticas às maiores economias do planeta. Responsabiliou-as, uma vez mais, pela crise financeira de 2008.


A exemplo do que fizera na primeira palestra, contratada pela multinacional coreana LG, Lula foi comedido nos improvisos, atendo-se ao escrito. Da LG, Lula recebera R$ 200 mil por 40 minutos de palestra. A Al Jazeera não informou se teve de pagar cachê.


- Serviço: A quem interessar possa, a palestra de Lula pode ser assistida aqui. Para poupar tempo, avance o vídeo até 20min55s. É quando a coisa começa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário