terça-feira, abril 5

Prefeitos lançam Aterro Sanitário em Ouro Preto


Na tarde dessa segunda-feira (04), o presidente do Consorcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (CIMCERO), Charles Pinheiro (PDT – Vale do Paraíso), acompanhado dos prefeitos Alex Testoni (PTN – Ouro Preto), Jean Oliveira (PMDB - Jaru) e do vice-prefeito de Nova União, Valdeir Moitinho e representantes da empresa Nova Era de Marau-RS, oficializaram o lançamento do Aterro Sanitário de Ouro Preto do Oeste, uma iniciativa do CIMCERO, onde mais dez municípios da região central do Estado, associados ao referido órgão também participarão do projeto. 

Estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para entender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterro sanitário em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consórcio. O que vinha causando muita preocupação aos gestores municipais, devido o prazo para que apresentem uma solução que substitua os conhecidos lixões ao Ministério Público, para alguns prefeitos vence pelos próximos dias o prazo de resolver o problema do lixo, conforme estipula a Lei 11.445/2007. 

Segundo Charles, a previsão para término das obras do aterro é de 40 dias, o atual lixão do município será desativado. “Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades, em Ouro Preto não será diferente, isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários”, disse Charles, destacando que estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Para o prefeito Alex Testoni, a implantação do aterro é muito importante, pois é o local que recebe todo o lixo da cidade, só isso já dá a dimensão da importância, todo lixo contaminado, que é coletado será encaminhado para lá. “O aterro vai contribuir para prevenir muitas doenças, ajudar no combate a disseminação de epidemias, evitar a poluição do meio ambiente, a diminuição do impacto ambiental é uma proteção muito grande à saúde pública são os principais benefícios que o aterro deve trazer a Ouro Preto”, afirmou.

“A implantação do Aterro Sanitário contribuirá para a melhoria dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população, é um dos principais investimentos para a melhoria do meio ambiente, que resolverá não só o problema de Ouro Preto, mas dos municípios que compõe a região central, estamos criando um programa para desenvolver um trabalho voltado para as questões sócio-ambientais, apoiando a formação de multiplicadores, através do envolvimento de escolas e entidades comunitárias, desencadeando junto a Vigilância Sanitária campanhas no combate ao abate clandestino de carne e na correta manipulação de alimentos”, finalizou Charles Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário